Translate

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

TRANSGÊNICOS - A Verdade Atrás do Mito


TRANSGÊNICOS - A Verdade Atrás do Mito

O que são Organismos Transgênicos?
  • Ao processo de transferência de genes entre espécies muito diferentes, deu-se o nome de transgenia.

O rganismos geneticamente modificados (OGMs ou transgênicos) são organismos produzidos por meio da transferência de genes de um ser vivo para outro, geralmente de espécies diferentes.

Por exemplo, um peixe que recebe características de porco ou a soja que recebe genes de vírus, bactérias ou outros organismos. Quando organismos são geneticamente modificados, um pacote de genes é introduzido, incluindo uma seqüência promotora para ativar o “gene de interesse” (que faz uma planta produzir uma proteína tóxica a insetos ou ser tolerante a um herbicida, por exemplo) e o DNA da seqüência terminal, que indica onde é o fim do pacote genético. 

Um marcador pode ser incluído porque o processo de engenharia genética é muito ineficiente e somente uma pequena porção de células incorpora o pacote inserido. Todas essas características podem vir de qualquer espécie. Os genes mais usados são os de bactérias e vírus.

TRANSGENIA - A transgenia, chamada também de técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, teve origem em 1972, na observação da bactéria Agrobacterium tumefasciens. Essa bactéria, presente no solo, causa uma doença em plantas chamada galha de coroa.

A bactéria insere parte de seus genes nas células da planta modificando o genoma dessas células, passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria. A transgenia pode modificar qualquer ser vivo, de vírus e plantas ao próprio ser humano. E novas espécies podem ser cria das em laboratório. A manipulação da vida criou possibilidades fascinantes e assustadoras, com riscos elevados para o meio ambiente e o ser humano.
.
Melhoramento é Modificação?

  • O melhoramento genético, técnica milenar, não deve ser confundido com a modificação genética que cria os transgênicos.

M elhoramento genético é a técnica usada pelos agricultores, há vários séculos, de selecionar plantas e animais resistentes a doenças, tolerantes a diferentes condições ambientais, mais nutritivos e produtivos, e com características de interesse comercial.

 Quando o ser humano seleciona animais reprodutores e sementes dentro de uma população para forçar o predomínio de características de interesse econômico, como produtividade, rusticidade, cor e sabor, está fazendo o melhoramento genético, uma técnica que vem modificando a aparência e composição dos alimentos ao longo dos milênios.

ORIGENS DA TÉCNICA A lei da genética que permite a compreensão dessa tecnologia intuitiva foi escrita pela primeira vez em 1865 pelo austríaco Gregor Mendel, que observou os resultados do cruzamento sexual em ervilhas.

Mendel elaborou importantes leis da genética que definiram as características das células sexuais dos indivíduos e da transferência de genes, revolucionando a biologia e traçando as bases atuais da genética. - Gregor Johann Mendel

MELHORAMENTO GENÉTICO

• Combinação de genes da mesma espécie
• Seleção de indivíduos dentro da mesma espécie
• O cruzamento sexual permite a troca de características
• Mutações naturais ou induzidas alteram poucos pares de bases

X

MODIFICAÇÃO GENÉTICA

• Centenas de pares de bases (menor unidade do código genético) são alterados
• Alterações imprevisíveis de processos bioquímicos
• Inserção de genes exógenos (de outras espécies)
• Alterações que nunca aconteceriam na natureza, rompimento da barreira sexual
.

Notas - No Brasil a definição de transgênicos e sua regulamentação foi feita pela lei federal 8.974 de janeiro de 1995, substituída em março de 2005 pela lei 11.105, também conhecida como Lei de Biossegurança
A primeira modificação de um código genético por meio da transgenia aconteceu em 1973. A primeira planta transgênica - o tomate Flavr Savr - foi liberada comercialmente em 1994, mas foi retirada do mercado em menos de um ano.

.
www.greenpeace.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário