Translate

quinta-feira, 6 de março de 2014

AGROTÓXICOS - Brasil consome 14 agrotóxicos proibidos no mundo


Publicado por lintomass em Uncategorized. Deixe um comentário

O BRASIL DO ” LIBEROU GERAL “É ASSIM. NO EXTERIOR NÃO PODE. AQUI SE PERMITE TUDO.  

Não é de hoje que os especialistas criticam a permissividade  de  nossas autoridades ambientais que são frouxas e incompetentes, ou estão metidas neste negócio que prejudica nossa saúde.   Vejam esta notícia que saiu no site Jus Brasil, que coloca nosso país em cheque no uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas, que SÃO PROIBIDOS NO MUNDO. E nossas “OTORIDADES”, do Gov. DILMA do PT,  o que estão fazendo ?  Dormindo nas mordomias em  viagens pra lá e pra cá ?

Brasil consome 14 agrotóxicos proibidos no mundo




Foto mostra a diferença entre um solo cultivado organicamente (esquerda) e outro que recebeu a adição de adubos químicos ou agrotóxicos ( National Geographic)
Os indicadores que apontam o pujante agronegócio como a galinha dos ovos de ouro da economia não incluem um dado relevante para a saúde:

O Brasil é maior importador de agrotóxicos do planeta. Consome pelo menos 14 tipos de venenos proibidos no mundo, dos quais quatro, pelos riscos à saúde humana, foram banidos no ano passado, embora pesquisadores suspeitem que ainda estejam em uso na agricultura.

Em 2013 foram consumidos um bilhão de litros de agrotóxicos no País – umacota per capita de 5 litros por habitante e movimento de cerca de R$ 8 bilhões no ascendente mercado dos venenos.
Dos agrotóxicos banidos, pelo menos um, o Endosulfan, prejudicial aos sistemas reprodutivo e endócrino, aparece em 44% das 62 amostras de leite materno analisadas por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no município de Lucas do Rio Verde, cidade que vive o paradoxo de ícone do agronegócio e campeã nacional das contaminações por agrotóxicos. Lá se despeja anualmente, em média, 136 litros de venenos por habitante.

Na pesquisa coordenada pelo médico professor da UFMT Wanderlei Pignati, os agrotóxicos aparecem em todas as 62 amostras do leite materno de mães que pariram entre 2007 e 2010, onde se destacam, além do Endosulfan, outros dois venenos ainda não banidos, o Deltametrina, com 37%, e o DDE, versão modificada do potente DDT, com 100% dos casos. 

Em Lucas do Rio Verde, aparecem ainda pelo menos outros três produtos banidos, o Paraquat, que provocou um surto de intoxicação aguda em crianças e idosos na cidade, em 2007, o Metamidofóis, e o Glifosato, este, presente em 70 das 79 amostras de sangue e urina de professores da área rural junto com outro veneno ainda não proibido, o Piretroides.

Na lista dos proibidos em outros países estão ainda em uso no Brasil estão o Tricolfon, Cihexatina, Abamectina, Acefato, Carbofuran, Forato, Fosmete, Lactofen, Parationa Metílica e Thiram.

http://lintomass.wordpress.com/page/4/

Nenhum comentário:

Postar um comentário