Islam, o Monoteísmo Puro
Porque é que Allah enviou os
profetas e mensageiros?
Desde que os homens desviar-se-iam do dogma
original com o qual Adão e Eva foram enviados sobre a terra,
introduzindo assim nas práticas religiosas, nas convicções na religião
de Allah toda a espécie de desvios politeístas; a adoração de estátuas,
dos mortos, dos fenômenos naturais, dos gênios (jinn), dos santos, dos
profetas, das paixões, ou então invocando-lhes como intermediários entre
eles e Allah. Desde esta altura, Allah havia enviado os profetas e
mensageiros com o intuito de retirar as pessoas da escuridão do
politeísmo e de trazê-las ao culto do Monoteísmo Puro. Todos os profetas
pregaram o monoteísmo como Allah nos recorda no Alcorão (7:59):
“Enviamos Noé a seu povo, ao qual
disse-Lhes:
Ó povo meu, adorai a Allah, porque não tereis mais divindade
além d’Ele. Temo por vós o dia aziago.” Veja também o Sura 7:
versículos 65, 73, e 85.
E (16:36): “Na verdade Enviamos para
cada povo um apóstolo, (com a ordem): Adorai a Allah e afastai-vos do
taghut (todas as falsas divindades)!”
Cada profeta havia sido enviado para seu
próprio povo para chamar-lhes a Allah, mas o profeta Muhammad (paz e
bênçãos de Allah o cubra) havia sido enviado para toda humanidade e para
os gênios (jen). Allah diz no Alcorão: (7:158):
“Dize: Ó Humanos, sou o
Apóstolo de Allah para todos vós.” Desta feita, Allah enviou todos
esses profetas e apóstolos, para exortarem aos humanos e ao gênios a
adorarem a Ele sem atribuir-Lhe semelhantes.
Adorar a Allah sem atribuir-Lhe
semelhantes significa obedecer-Lhe em tudo quanto nos ordenou de crer e
fazer e abstermo-nos em tudo o que nos proibiu de crer e fazer.
Os três aspectos de Tauhid abrangem:
Tauhid-ar-Rububiya: A unicidade de Allah
na Sua Soberania e Criação. Trata-se da crença segundo a qual Allah é o
Único Criador, Soberano, Sustentador Providenciador, Organizador, Ele é
Quem dá a vida e a morte, criou o bem e o mal, governa todas as coisas
por mais pequenas ou grandes que sejam, e que nada escapa a Seu poder.
Allah diz no Alcorão (42:12): “Suas são as chaves dos céus e da terra;
prodigaliza e restringe Sua graça a quem Lhe apraz, porque é
Omnisciente.”
Tauhid-Al-Uluhiya: A Unicidade de Allah
na Sua adoração. Trata-se da crença segundo a qual não há mais divindade
que merece ser adorada, venerada, invocada, acreditada, para quem
sacrificar ou suplicada além de Allah o Altíssimo.
Para realizar esta
obrigação de adorar Allah sem atribuir-Lhe nenhuma semelhança, torná-se
necessário seguir o Profeta Muahammad (paz e bênçãos de Allah o cubra) o
que constitui parte integrante da declaração de Fé. Allah diz no
Alcorão (3:31-32):
“Dize: Se amais a Allah, segui-me; Allah vos amará e
vos perdoará os delitos, porque Allah é Perdoador, Misericordiador…
Dize: Obedecei a Allah e ao Mensageiro…” (59:7) “Aceitai, pois, o que
vos dê o Apóstolo, e abstende-vos de quanto ele vos proíba. E temei a
Allah porque Allah é Severíssimo no castigo.”
Tauhid-Al-Asma-Wa-Sifaat: A unicidade de
Nomes e Qualidades de Allah. Tratá-se da crença da unicidade dos Nomes
de Allah, o que significa que devemos mencionar Allah, somente através
dos Nomes e das Qualidades sobre as quais Ele é mencionado no Alcorão e
no Sunnah autêntico do Profeta Muhammad (paz e bênçãos de Allah o
cubra).
De igual forma, isto significa que
ninguém mais pode ser chamado pelos Nomes e pelas Qualidades que cabem a
Allah somente. Devemos acreditar e confirmar todos os Nomes e as
Qualidades que Allah revelou sobre Ele próprio no Seu Livro ou os
mencionado na Sunnah do Profeta Muhammad (paz e bênçãos de Allah o
cubra) sem portanto mudá-los, interpretá-los, imaginá-los, os ignorar,
ou compará-los com quaisquer que sejam os nomes da Sua criação. Allah
diz no Alcorão: (42:11): “Nada é igual a Ele. E Ele é o Oniouvinte, o
Onividente.” E diz ainda no Alcorão: (48:10): “A Mão de Allah está sobre
suas mãos.” E (38:75): “(Allah) Perguntou: O Lúcifer, que te impediu de
prostrares-te ante o que criei com Minhas Mãos?”
Todos esses versículos confirmam a
existência das mãos de Allah sem que hajam semelhanças ou comparação
alguma com as da Sua criação. Cremos no que Allah revelou no Alcorão
como Nomes e Qualidades sobre Ele próprio e nos que o Profeta (paz e
bênçãos de Allah o cubra ) mencionou da maneira como foram citados ou
descritos sem ignorá-los, nem imaginá-los, tão pouco interpretá-los ou
compará-los com o que quer que seja da Sua criação.
Eis o verdadeiro significado de Tauhid e
é também a Fé de todos os Profetas. O Altíssimo [Istawa] (Elevou-Se)
sobre o Seu Trono ( da maneara como cabe a Sua majestade) acima dos Sete
Céus e Ele desce sobre o primeiro Céu apenas em duas ocasiões: (1) no
dia de Arafat (Peregrinação) e durante a última parte da noite, como
informou-nos o Profeta (paz e bênçãos de Allah o cubra) mas isto não
quer dizer que Ele desce com a Sua própria Pessoa (Bi-Zhatihi).
E Allah é o maior Conhecedor. O
conhecimento, a compreensão, a prática sincera e o chamamento à Tauhid
são as condições do nosso sucesso nesta vida e na de além. Allah diz no
Alcorão: (12:108): “Dize: Esta é a minha senda. Prego as pessoas (à
religião de) Allah com lucidez, tanto eu como aqueles que me seguem.
Glorificado seja Allah! E não sou um dos politeístas.” E no Alcorão
(47:7): “Se secundardes a Allah, Ele vos secundará e firmará vossos
passos (nesta vida e na de além).”
Que a paz e as bênçãos de Allah estejam com o Profeta, com a sua família e os seus companheiros.
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