At-Tauhid: Crença na Unicidade de Deus
‘’Dize: Ele é Deus, o Único!
Deus!
O
Absoluto!
Jamais gerou ou foi gerado! E ninguém é comparável a Ele!’’
(Alcorão Sagrado 112: 1 ao 4)
Nos termos da Chari’ah, Tauhid significa
crer no seu íntimo na unicidade de Deus, na Sua pessoa (Zát) e nos Seus
Atributos (Sifa’ts) sendo necessário declarar verbalmente o Kalimah de
Tauhid.
A crença no Tauhid é lógica e natural, pois se houvesse outros
deuses, ou parceiros de Deus nos Seus Atributos, haveria então uma
grande confusão e desordem no universo. Pois, dois reis não podem
governar simultaneamente no mesmo reino, Deus diz no Alcorão Sagrado:
‘’Se houvesse nos céus e na terra outras
divindades além de Deus, (ambos) já se teriam desordenado. Glorificado
seja Deus, Senhor do Trono, de tudo quanto Lhe atribuem!’’ (Alcorão
Sagrado 21:22)
Se existissem dois deuses, as,
confusões, diferenças e conflitos seriam, inevitáveis, isto é, um
poderia desejar manter uma pessoa viva e o outro desejasse matá-lo e
obviamente a pessoa não poderia estar ao mesmo tempo viva e morta. Assim
sendo, se a pessoa morresse, o deus que lhe queria dar vida perderia,
se ela vivesse, o deus que lhe quer matar perderia, e perder é sinal de
impotência, e um impotente não pode ser Deus.
Deus está livre de todas as fraquezas e
defeitos. A Sociedade (associação) é uma grande fraqueza especialmente
nos assuntos relacionados com governo. Deus é o Criador e tem o total
controle e poder acima da criatura.
Portanto, para ser Muçulmano é
necessário acreditar na unicidade de Deus, sendo Ele o Único, o Criador,
o Sustentador e o Nutridor, isso se chama; Tauhid Ar-Rubu-Bíyah.
Contudo, isso não é suficiente para
fazer de alguém muçulmano, porque no tempo do Profeta Muhammad (que a
Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), embora a maioria fosse ateu,
havia pessoas que acreditavam em Deus como Único Criador e Nutridor,
mas, isto não fez com que eles fossem considerados Muçulmanos.
Por isso, que como no, Tauhid
Ar-Rubu-Biyah, deve também se acreditar no; Tauhid-Al-Uluhiya, isto é,
aceitar o fato de que só Deus merece ser adorado, e evitar sob qualquer
forma associar a Ele, outros na adoração.
No Alcorão Sagrado o argumento de Tauhid-AI-Uluhiya está baseado no Tauhid-Ar-Rubu-Biyah.
Portanto se é Deus que cria e controla tudo, então porque é que os humanos adoram outros fora Dele?
Diz Deus no Alcorão Sagrado:
‘’Ó humanos, adorai o vosso Senhor, Que
vos criou, bem como aos vossos antepassados, quiçá assim tornar-vos-íeis
virtuosos. Ele fez-vos da terra um leito, e do céu um teto, e envia do
céu a água, com a qual faz brotar os frutos para o vosso sustento. Não
atribuais rivais a Deus, conscientemente.’’ (Alcorão Sagrado 2:21 e 22)
Allah é o nome próprio e o mais correto
do único ser Divino. Não tem nem plural nem feminino. Enquanto a palavra
Deus tem plural e feminino. Allah é o nome semítico para Divino, assim
como em qualquer língua existe um nome especifico para denominar esse
Único ser que reside dentro de todos nós cuja presença sentimos.
Em Latim é Deus, em Inglês é God, em
Persa é Khuda, em Hindi é Deva, em Grego Odeos, e assim sucessivamente,
mas isto não significa que God é o Deus dos Ingleses, nem que Dieu é o
Deus dos Franceses. Deus no Alcorão Sagrado ordena aos muçulmanos para
dizerem aos outros:
‘’Cremos no que nos foi revelado, assim
como no que vos foi revelado antes; nosso Deus e o vosso são Um e a Ele
nos submetemos.’’ (Alcorão Sagrado 29:46)
A crença na unicidade e soberania de
Deus liberta a pessoa de todos os medos e superstições ao tomá-la
consciente da presença de Deus e das obrigações para com Ele. A crença
num Deus exige que olhemos para toda a humanidade como uma única
família, independentemente da sua cor, classe, raça ou território, sendo
todos nós criaturas do mesmo Deus.
O Islam rejeita a idéia da
existência do Povo Escolhido, à base de raça, cor, classe ou território,
fazendo da fé em Deus e as boas ações, o único caminho ao paraíso,
estabelecendo assim uma relação direta com Deus, aberta a todos sem
intermediários.
Para ser muçulmano basta confessar com sinceridade e convicção, o Kalimah:
Lá iláha illa-lah Muhammadu Rassulullah.
Não se deve dizer ‘’converteu-se’’ a
respeito da pessoa que entrou no Islam, mas sim, reverteu-se, isto é,
voltou às origens (à religião universal) porque o Profeta Muhammad (que a
Paz e a Bênção de deus estejam sobre ele) disse:
‘’Toda a criança nasce muçulmana (submissa a Deus), porém os seus pais arrastam-na para a sua religião, fora do Islam.”
O Alcorão Sagrado também confirma isso.
Mas quem deixa o Islam e entra em outra religião, esse sim pode-se dizer
a seu respeito que se converteu, para tal religião, porque mudou a sua
origem.
O Alcorão Sagrado denominou de
Muçulmanos; os que se submeteram voluntariamente perante as ordens de
Deus, por conseguinte devemos recusar sermos chamados por <> ou
<>; um nome inventado pelos ocidentais para dar a entender aos
menos esclarecidos que adoramos a Muhammad; ‘’Maomé’’ em semelhança a
outras religiões as quais adotaram o nome de seus fundadores.
Os muçulmanos acreditam na unidade de
Deus e consideram a divindade de Jesus (que a Paz esteja sobre ele), por
parte de algumas pessoas uma reversão ao Politeísmo.
O Alcorão Sagrado
diz que Jesus (que a Paz esteja sobre ele), não era uma encarnação de
Deus, mas sim seu Mensageiro e em semelhança a outros Profetas, um ser
humano.
O Islam também rejeita a doutrina de que
Jesus é filho de Deus, todos somos criaturas de Deus, A expressão
<> foi utilizada na Bíblia para outros Profetas e também para os
crentes em geral, contudo não sabemos porquê os cristãos aplicam este
termo na forma literal e, exclusiva somente para Jesus (que a Paz esteja
sobre ele). Talvez porque o seu nascimento foi milagroso, sem um pai,
se é esse o motivo, então Adão (que a Paz esteja sobre ele) também
deveria ser considerado filho Deus, pois nasceu sem um pai e sem mãe.
Por exemplo, o Profeta Daud (David) (que
a Paz esteja sobre ele), recebeu este título muito antes de Jesus(que a
Paz esteja sobre ele):
‘’Divulgarei o decreto do Senhor. Ele disse-me: Tu és meu Filho, hoje mesmo te gerei.’’ (Salmos 2:7)
Da mesma forma, Israel e Salomão (que a Paz esteja sobre eles); foram chamados de Filho de Deus:
‘’Assim fala o Senhor: Meu filho primogênito é Israel’’ (Êxodo 4:22)
‘’’Será ele a construir uma Casa a meu
nome. Ele será para mim um filho, e serei para ele um pai e firmarei
para sempre o trono de sua realeza sobre Israel’’ ( I Crônicas 22:10)
Jesus (que a Paz esteja sobre ele) disse
que todo o Homem piedoso era Filho de Deus.’Eu porém digo-vos. Amai os
vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim,
tornar-vos-eis Filhos do Vosso Pai que está nos céus.’’(Mateus 5:44 e
45)
E disse:
‘’Bem aventurados os pacificadores, porque serão chamados Filhos de Deus.’’ (Mateus 5:9)
O Islam rejeita o dogma do pecado
original e da expiação que faz parte de algumas doutrinas para a
salvação e considera toda a criança que nasce, pura sem pecados e
inocente.
O Islam diz que o pecado não é herdado, é
algo que cada ser humano adquire para si próprio ao praticar o que não
devia. Raciocinando bem, seria de fato uma grande injustiça condenar
toda a raça humana pelos pecados cometidos a milhares de anos, pelos
primeiros Pais.
O Pecado é uma transgressão voluntária e
consciente das leis de Deus ou das leis do bem e do mal. A sua
responsabilidade recai somente sobre a pessoa que cometeu e, não sobre
os seus filhos. Jesus (que a Paz esteja sobre ele) disse que o único
caminho para a salvação era cumprir os mandamentos, como consta em
Marcos:
‘’E Pondo-se a caminho, correu para elo,
um homem o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre,
que farei para herdar a vida eterna?
E Jesus lhe disse: Porque me chamas
bom?
Não há bom senão um só, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não
adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falsos testemunhos,
não defraudarás alguém; Honra a teu pai e a, tua mãe.’’ (Marcos 10:17 ao
19)
Portanto para entrar na vida eterna deve-se guardar os mandamentos.
Os Muçulmanos também não acreditam na
trindade, isto é, três pessoas na divindade: Pai, Filho (Jesus) e
Espírito Santo. Pois Jesus (que a Paz esteja sobre ele) nasceu de Maria,
e a sua necessidade pela comida é bebida são indicações claras de que
era humano e não Deus e nem filho de Deus. Ele era sim, um dos grandes
mensageiros de Deus, os que acreditam na sua divindade são mushrik’s
porque atribuem parceiros a Deus, diz Deus no Alcorão Sagrado:
‘’São blasfemos aqueles que dizem: Deus é
um da Trindade!, portanto não existe divindade alguma além do Deus
Único.’’ Alcorão Sagrado 5:73)
Existem na Índia, no Iran, os Zoroastras
(adoradores do fogo) (Majuss). A crença deles está em conflito direto
com Tauhid, eles acreditam em um duplo poder, sendo um o Iazdan, o
criador do bem e outro Ahraman, criador do mal. Eles acreditam que o
trabalho de Iazdan é criar e o de Ahraman é destruir, o Alcorão Sagrado
repudia esse tipo de crença e diz:
‘’Deus disse: Não adoreis a dois deuses –
mas sim, há um Único Deus! – Temei, pois, a Mim somente! Seu é tudo
quanto existe nos céus e na terra. Somente a Ele devemos obediência
permanente.Temeríeis, acaso, alguém além de Deus?’’ (Alcorão Sagrado
16:51 ao 53)
Além destes há os Hindus, que não têm
uma religião fixa, estão divididos em várias castas e milhares de seitas
e não têm uma divindade fixa. Cada seita tem o seu deus, e algumas
delas têm três deusas e outras ainda vários deuses e com formas
diversificadas.
Islam advoga a doutrina do Monoteísmo
puro propagado por todos os Profetas, inclusive por Jesus (que a Paz
esteja sobre ele), assim como consta na Bíblia.
‘’E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de
todos os mandamentos é, ouve, Israel, o senhor, nosso Deus, é o Único
Senhor’’(Marcos 12:21)
E consta:
‘’E Jesus lhe disse: Porque me chama Bom?
Ninguém é Bom senão um que é Deus.’’ (Marcos 10:18)
E disse:
“Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás.’’ (Mateus 4:10).
A doutrina da Trindade foi inventada
pelos cristãos por volta de 300 anos após Jesus (que a Paz esteja sobre
ele). Os quatro evangelhos canônicos não contêm nenhuma referência sobre
isso, consta no ‘’The New Catholic Encyclopaedia (1967)’’.
A formulação
de um Deus em três pessoas não tinha sido solidamente estabelecida na
vida Cristã e na sua profissão de fé, anterior ao fim do século quatro.
Mas foi precisamente esta formulação que reclamou primeiro o título de
‘’O dogma Trinitário’’. Entre os padres apostólicos não havia nada,
mesmo remotamente próximo, a tal mentalidade ou perspectivas. (Vol. 14
Pag. 295 Art.<< The Holy Trinity>>)
O Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção
de Deus estejam sobre ele) restabeleceu, purificou e propagou o
Monoteísmo puro e natural. Os muçulmanos não acreditam, que qualquer
Profeta em qualquer era; tivesse se auto proclamado Deus, filho de Deus ou
parceiro na divindade. A doutrina básica no Islam é o conceito da
unicidade de Deus e é essa a característica distinta do Islam sendo esta
a mais pura forma do Monoteísmo.
https://ummahbrasil.com/wp/artigos/o-monoteismo/
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