Translate

quinta-feira, 3 de abril de 2014

RELIGIÃO - BÍBLIA - Contribuição dos Babilônios para a formação do contexto do Novo Testamento



As principais contribuições dos Babilônios para a formação do contexto do Novo Testamento foram as seguintes: 
1.    A grande contribuição babilônia foi o seu sistema de cativeiro, que permitia o agrupamento dos povos conquistados em bairros, o que permitia a preservação da cultura, da língua e das tradições religiosas. 
2.    Início da Diáspora judaica. Tiago 1:1 – “às 12 tribos da dispersão” (esta palavra, no grego é “Diáspora”). Era uma preparação para a pregação do Evangelho.
3.    Na Babilônia nasceram as sinagogas: Devido à distância de Jerusalém e a impossibilidade de utilização do Templo, que havia sido destruído por Nabucodonosor, o povo passou a adotar uma forma temporária de retenção do conhecimento de Jeová. Os grupos de adoradores passaram a se reunir regularmente em determinadas casas para ouvir sobre a Lei, que era lida nestes lugares. Além da leitura das Sagradas Escrituras, havia sempre uma palavra de meditação, o cântico de alguns salmos e a prática de orações. Com o passar do tempo, estes lugares foram reconhecidos pelos líderes religiosos como úteis para manter os judeus unidos em torno da sua identidade nacional e sua religião (Hale, 2001, p. 9). Ainda segundo Hale, no período do exílio algumas influências babilônicas e persas foram introduzidas no judaísmo:


“Algumas influências sutis das religiões da Babilônia e da Pérsia foram introduzidas nas instruções religiosas dadas pela sinagoga. Estas podem ser vistas nas doutrinas em desenvolvimento acerca da vida depois da morte, angelologia e demonologia.”
 
4.    Com a multiplicação das sinagogas, as cópias existentes da Lei tornaram-se insuficientes parar atender a todos, e novas cópias precisaram ser confeccionadas. Em função desta demanda, alguns judeus acabaram se especializando neste tipo de cópia, dando origem ao escribismo sagrado (de onde surgiram os escribas). É sempre bom lembrar que o ofício de “escriba” já existia desde a época de Davi e Salomão, mas este tipo de atividade ficava restrita ao registro das crônicas reais, aos registros de alistamento militar, pagamento de tributos e demais atividades administrativas do reino. O escribismo sagrado, portanto, foi uma importante inovação que surgiu no período do cativeiro babilônico e que foi determinante para a formação do contexto do Novo Testamento.
Postado por Jair Souza às 

http://novotestamento.blogspot.com/
http://n

Nenhum comentário:

Postar um comentário