Translate

segunda-feira, 28 de julho de 2014

AUTOCONHECIMENTO - Os Agregados da Cobiça - Parte IX



A inveja é amiga da cobiça

Há inúmeras ocasiões de nossa vida em que a inveja, secretamente, nos move a fazer isto ou aquilo. Examinemos judiciosamente a nós mesmos e, certamente, a descobriremos.


Os Agregados da Cobiça

Cobiça

Avançando mais no estudo das sete cabeças de legião, chegamos à quinta em grau de força. Sim, porque a cobiça ocupa o quinto lugar em densidade psicológica. A cobiça é amiga íntima do orgulho e se dá muito bem com a inveja e a gula.
Constatamos que a cobiça é uma verdadeira quadrilha escondida em nossa psique. As fases para manifestação de qualquer agregado desta cabeça de legião são a mesma já estudada anteriormente.
A cobiça é insaciável, jamais se basta, sempre quer mais e mais. Move-se basicamente pelos seguintes desejos:

·        Desejo de possuir bens materiais, riqueza, dinheiro, imóveis, carros, etc.
·        Desejo de possuir poderes físicos, títulos, cargos, direção, chefia, coordenação, presidência, governança, etc.
·        Desejo de possuir bens psíquicos, virtudes, telecinese, vidência, clariaudiência, adeptado, iniciações, etc.

Nos ensinam os mestres autênticos que o verdadeiro buscador não busca poderes, prepara-se para recebê-los através de incessantes auto-purificações, ou seja, da eliminação do ego, do preparo para a vida profissional.
Precisamos não confundir a busca de uma vida melhor com a cobiça. Devemos melhorar nossa profissão, nossa condição financeira, etc., todavia devemos examinar bem o que nos move.

Abaixo, colocamos alguns agregados da cobiça para melhor entendimento:

Eu especulador
Eu mesquinho
Eu abusivo
Eu explorador
Eu da chantagem
Eu da humilhação
Eu do desejo
Eu falsificador
Eu ilícito
Eu oportunista
Eu do furto
Eu comparativo
Eu astuto
Eu da avidez
Eu trapaceiro
Eu materialista
Eu assaltante
Eu da malversação
Eu plagiador
Eu cleptomaníaco
Eu do suborno
Eu corrupto
Eu insaciável
Eu traficante
Eu avassalador
Eu trombadinha
Eu agiota
Eu do cartel
Eu da hipoteca
Eu da vantagem
Eu ludibriador
Eu lotérico
Eu da mesquinhez

O ego da cobiça assemelha-se a uma corrente que nos mantém atados aos bens materiais, dinheiro, jóias, carros, imóveis, etc.

A cobiça jamais se sacia, quer sempre mais, mais e mais.

Dourado

Fragmentos Gnósticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário