Translate

segunda-feira, 28 de julho de 2014

AUTOCONHECIMENTO - O Agregado do Orgulho - Parte XI




O Agregado do Orgulho

Ver a nós mesmos é algo doloroso, sofrido. Mas, não há outro remédio. Dizem as tradições que o maior pecado do homem é a ignorância. Naturalmente, é indispensável que nos conheçamos a nós mesmos. Seja valoroso, não justifique seus erros, busque compreendê-los. Não fuja de si mesmo, porque jamais escapará de seus próprios eus ou egos. Estes estão dentro de nós e precisamos dissecá-los com o bisturi da auto-observação.

O orgulho é o terceiro defeito em densidade psíquica, dentre os sete citados. Não nos esqueçamos que as fases para a manifestação deste defeito são:

1) Inconsciência;
2) Identificação;
3) Fascinação; e
4) Sono ou Ego manifestado.

Vejamos as algumas caricaturas faces do orgulho:

Autoconsideração
Amor Próprio
Justificação
Auto-mérito
Auto-importância
Auto-valorização
Auto-suficiência
Amor-próprio
Arrogância
Capricho
Complexo de inferioridade
Complexo de superioridade
Despótico
Desobediência
Desamor
Delírio de grandeza
Eu justificador
Eu misticóide
Ressentimento
Suscetibilidade
Auto-simpatia
Fanfarronice
Heráldico
Burla orgulhosa
Gargalhada estridente
Teocentrista
Eu pedante
Imponente
Opressor
Adulador
Desacreditador
Desairoso
Presunçoso
Desprezo
Despeito
Delicadeza orgulhosa
Discutidor
Egotismo
Egocêntrico
Hipocrisia
Cinismo
Infalibilidade
Impertinente
Imperialista
Indiferença
Insegurança
Murmurador
Vaidoso
Eu conselheiro
Eu moralista
Eu fariseu
Fama
Extravagante
Machista
Ostentação
Orgulho Familiar
Orgulho racial
Narcisismo

Existem muitos outros defeitos do orgulho:

Orgulho aristocrático;
Orgulho pessoal;
Orgulho social;
Orgulho esportivo;
Orgulho nacional; etc.

O orgulho se ramifica em muitos defeitos, que cada um de nós deve ir descobrindo, através de uma intensa auto-observação.


Dourado

Fragmentos Gnósticos


Nenhum comentário:

Postar um comentário