Translate

sábado, 5 de abril de 2014

RELIGIÃO - CRISTIANISMO - JUDAÍSMO - Algum cristão poderia responder?

Algum cristão poderia responder?

1 - O Mashiach terá um pai biológico humano - Será descendente pelo lado paterno do Rei David.
Onde nas escrituras: - Isaías 11:1-10; Jeremias 23:5; Ezeqiel 34:23-24; 37:21-28; Jeremias 30:7-10; 33:14-16; e Oseas 3:4-5
A ancestralidade de Jesus (contradizendo as escrituras) não pode ser traçada, visto que segundo a teologia cristã, Jesus não era filho de José, marido de Maria.

2 - A ancestralidade do Mashiach será somente através do Rei Salomão (Shelomo)
Onde nas escrituras: 2º Samuel 7:12-17; Primeiro Crônicas 22:9-10
Mas Jesus, segundo um texto cristão (Lucas 3:31) era descendente de Natan, um outro filho do Rei David, e não do Rei Salomão.

3 - O Meshiach não terá ancestralidade com Joaquim, Jaconias ou Salatiel.
Onde nas escrituras: 1° Crônicas 3:15-17; Jeremias 22:18, 30
Mas de acordo com Mateus 1:11-12 e Lucas 3:27, Jesus era descendente de Salatiel.

4 - O re-estabelecimento da dinastia David, que jamais cessará
Onde nas escrituras: Daniel 7:13-14
Mas Jesus não teve filhos, nem estabeleceu reinado algum, assim.

5 - Uma era de paz eterna entre todos os povos e todas ás nações
Onde nas escrituras: Isaías 2:2-4; Miquéias 4:1-4; Ezequiel 39:9
Obviamente não temos paz, e infelizmente muitas guerras foram proclamadas em nome de Jesus.

6 - Todos povos convertidos ao monoteísmo.
Onde nas escrituras: Jeremias 31:31-34; Zacarias 8:23; Isaías 11:9; Zacarias 14:9, 16
O mundo está embebido na idolatria, inclusive idolatrando Jesus como um deus, comportamento anti-bíblico já que D'us ordenou nos seus preceitos que só Ele pode ser adorado. E obviamente Jesus não é D'us.

7 - Reconhecimento que só D'us é D'us
Onde nas escrituras: Isaías 11:9
Obviamente o mundo ainda não reconheceu D'us como o único D'us.



Contradição entre Jesus e Moisés

E disse G-zuz:

Lucas 24
44. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
45. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

João 5
45. Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.
46. Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.

Pode D’us orar para ele mesmo?

Estava procurando uma passagem de difícil entendimento nas escrituras gregas cristãs e...

Lucas 6:12"...Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus..."

Bíblia católica

Lucas 6:12"...E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus..."

Bíblia Protestante

Não entendi.

Jesus cristo, segundo dogma cristão, é o próprio d'us em forma humana, correto?

Então, por que ele orava sempre para ele mesmo?

Precisou D'us alguma vez fazer isso em suas "manifestações"(teofania)?

Jesus Cristo Mentiu?

    a)   Mateus 16:28: “Em verdade vos digo que alguns aqui se encontram que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam o filho do homem no seu reino.” Seria a farsa da transfiguração o reino? Fiquemos com Daniel 2:44, sobre o Reino do Messias ser real, capaz de destruir os governos adversários;



b) Mateus 10:23: “Em verdade vos digo que não acabareis de

percorrer as cidades de Israel, até que venha o filho do homem”. Talvez, por isso, os missionários e os “judeus messiânicos” estão loucos para imigrar a Israel, porque, afinal, essa pregação já dura quase 2000 anos e precisa ser finalizada, já que os primitivos pregadores ser finalizada, ainda não concluíram seu trabalho em todas as cidades israelenses. Como não existe outro cenário, Jesus mentiu e é mais um falso profeta;



c)Mateus 24:14: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim”. E o evangelho já foi pregado em todo o mundo? “Sim!” – responde o apóstolo Paulo: “não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro” (Colossenses 1:23). E por que o fim do mundo não veio? Porque Jesus mentiu! E mentiu feio mesmo: “Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça” (Mateus 24:34).

a)   Bem, ele explicou muito do q iria fazer a João.... Antes de organizar as coisas na Terra, ele tinha q organizar no céu. Começou em 1914 com a expulsão d Satanás e seus demônios.

b)Essa eu vou pesquisar + pra poder comentar....


c)Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça” Essa parte não é aquela geração literal de pessoas.



Reflexão sobre Deuteronômio 5:7
Versão Almeida

João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Versão Novo Mundo

João 1:1 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era [um] deus.

Mas diz Deu 5:7 - Não terás outros deuses diante de mim;

Agora me digam o que mudou trocar Deus por um deus se D-us manda não ter mais nenhum deus seja grande ou seja pequeno diante dEle?

Parece até piada rs rs rs
http://static4.orkut.com/img/smiley/i_bigsmile.gif
Isa 43:10 - Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim
deus nenhum ´se formou, e depois de mim nenhum haverá.



“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o domínio principesco virá a estar sobre o seu ombro. E será chamado pelo nome de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6)

Considerem o amplo significado desse múltiplo nome profético.

“Deus Poderoso” e “Pai Eterno”

Jesus é também “Deus Poderoso” e “Pai Eterno”. Isso não significa que ele usurpa a autoridade e a posição de Jeová, que é “Deus, nosso Pai”. (2 Coríntios 1: 2,3)

“[Jesus] não deu consideração a uma usurpação, a saber, que devesse ser igual a Deus.” (Filipenses 2:6)

Ele é chamado de Deus Poderoso, não de Deus Todo-Poderoso. Jesus jamais se considerou Deus Todo-Poderoso, pois falou de seu Pai como “único Deus verdadeiro”, isto é, o único Deus que deve ser adorado. (João 17:3; Revelação 4:11)

Nas Escrituras, a palavra “deus” pode significar “poderoso” ou “forte”. (Êxodo 12:12; Salmo 8:5; 2 Coríntios 4:4)

Antes de vir à Terra, Jesus era “um deus”, ou ‘existia em forma de Deus’. Depois de sua ressurreição, ele voltou a uma posição ainda mais alta no céu. (João 1:1; Filipenses 2:6-11)

Além disso, a designação “deus” tem ainda outro sentido. Os juízes em Israel eram chamados de “deuses” — certa vez pelo próprio Jesus. (Salmo 82:6; João 10:35)

Jesus é o Juiz designado por Jeová, “destinado a julgar os vivos e os mortos”. (2 Timóteo 4:1; João 5:30) Obviamente, é bem apropriado que ele seja chamado de Deus Poderoso.

Os apóstolos e os primeiros cristãos nunca tiveram Jesus como "O DEUS", nem como parte de uma trindade.

veja por ex.

"Bendito seja
o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de ternas misericórdias e o Deus de todo o consolo,..." (2 Cor 1:3)

Quando Tomé o chamou de "Deus" Jesus não o repreendeu pois ele é um Deus. E está hoje à direita de IHWH O DEUS todo Poderoso. (Sal 110:1; Dan 7:13,14
É exatamente assim como nós as TJs o temos.

Isaías 9:6
Por que Ezequias (e não Jesus!) cumpriu Is. 9:6-7 ?

Diz esta passagem:

“Porque um menino nos NASCEU, um filho se nos DEU...”

Observe o tempo verbal em destaque MAIÚSCULO na passagem: tempo passado! Isaías proferiu estas palavras no ano 740 a.E.C., e ao usar os verbos no PASSADO, certamente não estava se referindo a Jesus, que nasceria 740 anos no FUTURO! Fica claro que Isaías estava mencionando outra pessoa, uma pessoa que vivia em seus dias! EDSON (
אדסון): Continua o texto:
“O principado está sobre seus ombros...”

Jesus NUNCA foi chamado de “príncipe” no sentido temporal. A acusação que o levou à morte não foi a de se fazer “príncipe”, mas sim, “rei” dos judeus (João 19:4/Mar. 15:26). Quando Isaías escreveu esse texto, Ezequias ainda era um menino, e sendo filho do rei Acaz (II Rs. 18:1), era conseqüentemente um “príncipe”. O que Isaías diz: “o principado está sobre seus ombros” é coerente com a história de Ezequias, pois naquela época, sendo ainda menino, era um “príncipe” e não “rei”.

E Jesus? Será que poderia receber o título de “maravilhoso”? Comparemos as vidas de Ezequias e Jesus, para ver quem merece esse título.
“Maravilhoso”


Ezequias

Extirpou a idolatria dos termos de Judá (II Rs. 18:4)


Jesus

Estimulou entre seus discípulos a idolatria de sua própria pessoa, pois disse: “Ninguém vem ao Pai se não por mim” (João 14:6) e, “quem vê a mim, vê ao Pai” (João 14:9)

Ezequias

Confiou plenamente no S’nhor seu D’us (II Rs. 18:5)


Jesus

Não confiou em D’us, pois por que diria, “Pai, afasta de mim esse cálice” (Mat. 26:39) se veio para morrer? ao morrer, por que teria dito, “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” (Mat. 27:46). Isto demonstra fraqueza e falta de confiança em D’us, já que ele cria que esse seria seu destino inevitável. Ezequias
Guardou os mandamentos da Lei de Moisés, com total fidelidade (II Rs. 18:6)

Jesus

Não guardou os mandamentos da Lei de Moisés, pois disse: “A Lei e os Profetas duraram até João” (Luc. 16:16). Lembre-se que o texto refere-se a João Batista, precursor de Jesus. Logo, ele não poderia ter cumprido algo que durou até ANTES dele! (Para maiores detalhes sobre Jesus e seu comportamento com relação à Lei, veja os caps. deste estudo)

Ezequias

Não serviu aos reis estrangeiros (II Rs. 18:7) Jesus
Jesus serviu os reis estrangeiros, pois disse: “Daí a César o que é de César” (Mat. 22:21) --- desta maneira, ele legitimou a ocupação romana da Judéia. Não é esta a obra do verdadeiro Messias, pois este quando vier, libertará os judeus da opressão dos gentios e congregará os desterrados de Israel (Zac. 12:2-6).

Ezequias

Feriu os inimigos do S’nhor (II Rs. 18:8)

Jesus

Não feriu os inimigos do S’nhor, antes, acovardou-se diante deles, dizendo: “O meu reino não é daqui (terreno)” (João 18:36). Na parábola do trigo e do joio, ele diz que o “campo” onde a semente é lançada, é o mundo (Mat. 13:38) e em Mat. 13:41 ele diz que os anjos virão e colherão do seu reino tudo o que causa escândalo. O que entendemos disso? Que diante de seus ilustres iludidos, o arqui-embusteiro dizia que seu “reino” era o mundo, onde semeia-se e colhe-se. Entretanto, diante das autoridades e dominadores romanos ele, querendo livrar-se da acusação de insurreição política, disse: “Meu reino não é deste mundo”.

Ezequias

Reparou o templo do S’nhor (II Crôn. 29:3)

Jesus

Não reparou o templo do S’nhor --- e isso, por dois motivos: O templo estava em perfeita ordem, funcionando em seu tempo, e não havia abominações de idolatria a serem retiradas. Ele entretanto disse que seus seguidores não mais adorariam em Jerusalém, e conseqüentemente no templo sagrado (João 4:21).

Ezequias

Ordenou a reconsagração dos sacerdotes (II Crôn. 29:5). Jesus
Não ordenou que os sacerdotes se consagrassem ao serviço divino; antes, iludiu e enganou alguns deles, fazendo-os crer em suas mentiras, desviando-os do D’us Eterno (João 12:42).

Ezequias

Fez uma aliança de fidelidade com o S’nhor (II Crôn. 29:10).

Jesus

Ao contrário do que fez Ezequias, a suposta “aliança” que Jesus teria estabelecido não foi baseada na fidelidade ao concerto que D’us havia feito com Israel no Sinai. A chamada “nova aliança” de Jesus buscou eliminar a Aliança Eterna (veja Dan. 7:25).

Conclusão:

1. Como pode Jesus ser o “Maravilhoso” de Is. 9:6-7 se os cristãos aplicam a profecia do “Servo Sofredor”(Is. 53) a ele, e esta profecia diz que o Servo “não tem parecer ou formosura” (Is. 53:2)? 2. Como pode ele ser chamado de “Maravilhoso” se todos os supostos “milagres” e “maravilhas” que Jesus teria operado sempre dependiam do nível de fé das pessoas?

3. Como pode ser ele o “Maravilhoso” sendo que rejeitava a Lei Divina (Torah), pois violava abertamente os mandamentos nela contidos? Como poderia ser chamado “maravilhoso” sendo que não via as maravilhas que procedem da Lei? (Sal. 119:18 e 129)

4. Como pode ser Jesus chamado de “Maravilhoso” sendo que o único que opera maravilhas é o S’nhor D’us (Sal. 72:18; 136:4)? Jesus violou a Lei Divina e sempre a contestava, dizendo: “Ouvistes o que foi dito aos antigos... eu, porém, vos digo...” . As Escrituras dizem que até mesmo a oração daqueles que se recusam a ouvir a Lei é abominável (Prov. 28:9) --- quanto mais as pretensas “maravilhas” operadas pelos tais. Como pode ser ele chamado de “Maravilhoso” quando todos os “sinais”que fazia tinham o único e confesso objetivo de desviar a atenção do povo simples do D’us Único e Verdadeiro para ele mesmo? Veja:
“Crede que o Pai está em mim, crede pelo menos por causa das mesmas obras” (João 14:11)
“Jesus operou.. outros sinais miraculosos... estes porém foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo”(João 20:30-31)
“Tenho-vos mostrado muitos milagres procedentes de meu Pai. Por qual destes me apedrejais? Responderam os judeus: Não te apedrejamos por milagre algum, mas por blasfêmia, porque sendo tu mero homem, te fazes D’us a ti mesmo!” (João 10:32-33)

O texto de Deut. 13:1-3 nos adverte contra os falsos profetas que viriam operando “sinais” e “milagres”, buscando com isso desviar a atenção do povo para si mesmos ou para outros deuses. Foi exatamente isso que Jesus fez!
“Conselheiro” Será que poderíamos facilmente dar o título de “Conselheiro” a Jesus? Que espécie de conselhos ele deu?

1. “Não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo” (Mat. 6:34) --- Eis aqui um “conselho” de Jesus sobre a preocupação com o sustento pessoal. Mas, o que diz a Torah?
“Do suor do seu rosto comerás o teu pão” (Gen. 3:19)

2. “Há eunucos que se fizeram eunucos pelo reino dos dos céus; quem puder aceitar isso, aceite-o” (Mat. 19:12) --- O que diz a Torah quanto a este “conselho” de Jesus?
“Ninguém que tenha se tornado eunuco por acidente ou mutilação entrará na assembléia do S’nhor” (Deut. 23:1)

3. Outro “brilhante conselho” de Jesus:

“Granjeai amigos com as riquezas da injustiça...” (Luc. 16:9)


O que dizem as Escrituras?

“As riquezas granjeiam muitos amigos...” (Prov. 19:4)

“A riqueza nada vale no dia da ira...” (Prov. 11:4)


“Ai daquele que ajunta para si bens mal adquiridos para por o seu ninho no alto, a fim de se livrar das garras do mal” (Hab. 2:9). 


4. Que outro conselho deu Jesus aos seus seguidores?

“Crede em Deus, crede também em mim” (João 14:1)


O que dizem as Escrituras?

“Tirai dentre vós os deuses estranhos. Preparai o vosso coração ao 

S’nhor e servi a Ele só” (I Sam. 7:3)

No chamado “novo testamento” temos vários exemplos de pessoas iludidas pelos ‘conselho’ de Jesus que passaram a adora-lo como a um deus, esquecendo-se do mais fundamental mandamento da Lei: aquele que diz respeito à idolatria! (Mat. 2:2/15:24-25/João 9:38).



Que conselhos deu ele ao povo?

“Consagrai-vos agora, e consagrai a casa do S’nhor!” (II Crôn. 29:5) 

(Tirai do santuário a imundícia”(II Crôn. 29:5b)

“Não sejais negligentes...” (II Crôn. 29:11)

“Filhos de Israel! Voltai-vos ao S’nhor!” (II Crôn. 30:6)

“Não sejais como vossos pais...infiéis ao S’nhor” (II Crôn. 30:7)

“Não endureceis vossa cerviz” (II Crôn. 30:8)

“Se vos converterdes ao S’nhor, então acharão misericórdia” (II Crôn. 30: 9)

“Ezequias dirigiu palavras de encorajamento...” (II Crôn. 30:22)”

“Esforçai-vos e tende bom ânimo” (II Crôn. 32:7)

“E o povo recobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá” (II Crôn. 32:8)

Fica evidente comparando essas passagens com aquelas que dizem respeito a Jesus que somente o rei Ezequias pode ser o “Conselheiro” de Is. 9:6-7.

Deus Forte

Os cristãos dizem que Jesus é o deus eterno, todo-poderoso (Apoc. 1:8 e 17,18). Se isso é assim, como podem dizer que ele é o deus forte de Is. 9:6-7? Será que a expressão “deus forte” pode ter o mesmo sentido de “deus todo-poderoso”? É claro que não! Quem é simplesmente “forte”, não pode todas as coisas, por isso, não é “todo-poderoso”!
Eles então devem decidir se Jesus é o “deus forte” de Is. 9:6-7 ou o “deus todo-poderoso” de Apoc. 1:8 e 17,18! Para o judaísmo, ele não é nem nunca foi nem um, quanto menos o outro!
Como pode Jesus ser o “deus forte” sendo que houve coisas que ele não pode fazer e outras que ele desconhecia? Por exemplo:

o Ele NÃO pôde curar certas pessoas em Nazaré (Mat. 13:58)

o Não pode fazer aparecer figos na figueira infrutífera (Mat. 21:18-19). 

Pelo contrário, tratou de amaldiçoa-la, fazendo-a secar, violando o mandamento que proíbe a destruição de árvores frutíferas (Deut. 20:19-20)

o Jesus disse que a enfermidade de Lázaro NÃO acabaria em morte (João 11:4), o que sabemos não ser verdade, pois Lázaro tinha morrido como o próprio Jesus admite mais tarde (João 11:14) o Jesus teve fome (Mat. 4:2), sede (João 19:28) e sentiu cansaço (João 4:6) ---algo impróprio para alguém que era “deus forte”!

o Jesus desconhecia as Escrituras, citando-as erroneamente diversas vezes (compare Mat. 12:3-4 com I Sam. 21:1-4 etc.) --- também algo muito impróprio para alguém que é “deus” e autor das Escrituras!!

Uma advertência a todos os cristãos sinceros: D’us não sofre das mesmas fraquezas humanas !!


O Verdadeiro Sentido da Expressão “Deus Forte”

Enganam-se aqueles que pensam que a expressão “deus forte” de Isaías 9:6-7 refere-se ao D’us Eterno, Único e Verdadeiro. Por que? Simplesmente pelo fato que a palavra “deus”
לא (èl) ou םיהלא (`elohim) em hebraico, pode ser aplicada de diversas formas, Diferentemente do português. Etimologicamente, a palavra hebraica èl ou `elohim significa um ser poderoso, ou com autoridade, baseada na raiz semita לוא (`ul) significando: ser forte, majestoso ou poderoso. Portanto, estas palavras podem ser aplicadas não apenas ao D’us Todo-Poderoso, como também a homens e anjos. Vejamos alguns exemplos: 

Va-yiomer Há-Shem el Moshê: Reê netatíkha `elohim le-far”o
E disse o Eterno a Moisés: Vê tenho te posto como Deus sobre faraó
Êxodo 7:1

Podemos ver por esse texto, que Moisés foi chamado de “Deus” pelo próprio S’nhor! Entretanto, convém deixar bem claro: Moisés não era, nunca foi nem nunca será o D’us Eterno! Ele foi tão somente dotado de autoridade e poder. O que quer que ele dissesse ou fizesse, era como se o próprio D’us Eterno estivesse atuando!

Vejamos mais uma passagem:

...ve-atah tihieh lo le-Elohim
...e tu lhe serás por Deus Êxodo 4:16]/b]
Em mais essa passagem, Moisés é chamado de “Deus”, dessa vez perante Aarão. Examinemos agora uma passagem dos Salmos:
…vê-techasrehu meat me-Elohim
...um pouco menor do que Deus (“deuses”) o fizeste
Salmo 8:5-6

Nesta passagem, vemos os anjos sendo chamados de “deuses”, ou “seres poderosos” --- compare este texto com Heb. 2:7 para se certificar disso.

Concluímos então, que o termo “Deus” como entendido pelas Escrituras, é também empregado com relação a seres dotados de grande autoridade, como Moisés, os anjos e os juízes de Israel. Por esta razão, o profeta usou o termo “Deus” em relação a Ezequias na passagem de Is. 9:6-7. Que outro rei de Judá teve mérito maior de ser assim designado? Lembre-se do que ele fez como “Maravilhoso” e “Conselheiro” se comparado a Jesus ou a qualquer outro homem.

E mais: Devemos notar também que o título “Deus Forte” não pode se referir ao D’us Eterno, o Altíssimo --- isto porque Ele é sempre chamado de D’us Todo-Poderoso, e não de Deus Forte! Um “Deus” simplesmente “Forte”, não pode ser classificado como o D’us Todo-Poderoso! (Gen.17:1/Ex.6:3/Jó11:7/13:3/21:15/22:3/22:17/29:5/31:35/34:10/34:12/35:13/

Ezequias, rei de Judá, pode ser chamado de “Deus Forte” porque era uma pessoa de autoridade e poder, e que, ao contrário de Jesus, fez realmente a vontade de D’us. Além do mais, o próprio nome de Ezequias no hebraico, testifica que ele era o “Deus Forte” de Is. 9:6-7. Veja:

Ezequias =(Chiz’kiah)
(chiz’k) – forte, fortalece
(yah) – o S’nhor

Dessa forma, aprendemos que até mesmo o nome do grande rei Ezequias testifica que ele era o “Deus Forte” de Is. 9:6-7, pois queEzequias significa literalmente, “O S’nhor (D’us) fortalece/é forte”. Cumprindo ainda o papel de uma pessoa com grande autoridade (“Deus Forte”), o bom rei Ezequias também intercedeu várias vezes por seu povo --- por exemplo: quando muitos ainda não estavam preparados para celebrar a Pessach (Páscoa), e quando os assírios ameaçaram o reino de Judá (II Crôn. 30:18-20/II Rs. 19:15-19)


Pai da Eternidade

Note que Jesus no “novo testamento” NUNCA é chamado de “PAI”, mas sim de “FILHO”! (Mat. 4:3/14:33/27:43/Mar. 3:11/Luc. 4:3 e 41/João 1:49/At. 9:20).

Inclusive, na bem conhecida “fórmula batismal” de Mat. 28:19-20, cita-se o “Pai, o Filho e o Espírito Santo”. Nenhum cristão jamais pensou em afirmar que ali, Jesus referia-se a si mesmo quando mencionou o “Pai”. Por que? Pelo simples fato que no mesmo texto aparece o “Filho”, termo que ele mesmo usou inúmeras vezes com relação a si mesmo. Outrossim, convém notar que a palavra “pai” ba (av) em hebraico, também significa “ancestral, fonte ou originador”.
Entendemos que Ezequias é o “pai (originador, fonte) da eternidade” de Is. 9:6-7.

Mas, eternidade do que ? Vejamos o contexto restante da passagem:

“Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim...”O que isto quer dizer? A passagem mostra que, à partir do reinado de Ezequias, a linhagem davídica que finalmente traria o Messias seria preservada para sempre ---- por esta razão ele é denominado “pai da eternidade”, o preservador da linhagem da casa de Davi, uma fortaleza de fidelidade ao S’nhor em meio à aberta apostasia de seus contemporâneos. Na seqüência do texto, vemos o “incremento” do principado de Ezequias, isto é, o Messias, reinando sobre o trono de Davi para sempre! E já que foi mencionado em Is. 9:6-7 o “trono de Davi”, cabe lembrar que Jesus NÃO tem direito a ele, uma vez que descende de Jeconias (v. Jer. 22:28-30/Mat. 1:11) – Jesus está EXCLUÍDO da linhagem messiânica para sempre!


Príncipe da Paz

Os cristãos de forma geral, gostam de se referir a Jesus como o “Príncipe da Paz”; entretanto, para nós, é fundamental que observemos se o caráter e as atitudes de Jesus promoveram ou poderiam promover a paz. 


Vejamos o que ele disse e fez.

• “Não penseis que vim trazer paz à terra, NÃO VIM TRAZER PAZ, mas a espada!” (Mat. 10:34)

• “Vim lançar FOGO na terra!” (Luc. 12:49) • “Quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e MATAI-OS na minha presença!” (Luc. 19:27

• “E orando, não useis de vãs repetições COMO OS GENTIOS” (Mat. 6:7)

• “Insensatos e cegos...cheios de rapina...sepulcros caiados” (Mat. 23:19,25,27)

Temos aqui, notáveis exemplos de Jesus como “Príncipe da Paz”! Ele disse que não veio para trazer a paz, mas sim, a espada; disse ter vindo para “lançar fogo à terra” e matar os “incrédulos”.

De forma idêntica, ele preconceituosamente rotula os gentios como ignorantes e destituídos de quaisquer qualidades (o interessante é que Paulo diz que Jesus veio para “derrubar a parede de separação” que supostamente existia entre judeus e gentios! (Ef, 2:11-15); por fim, critica asperamente os líderes do judaísmo, fazendo o cristão mediano pensar que todos eles não passavam de uma corja de aproveitadores e falsários da Palavra de D’us. Quanto a esta última acusação de Jesus, veremos logo a seguir quem era verdadeiramente o aproveitador e falsário!

Seriam essas atitudes compatíveis com alguém que receberia o título de “Príncipe da Paz”? Usemos do bom senso!


Por que Ezequias é o “Príncipe da Paz?

Porque ele promoveu a paz entre as tribos de Israel, buscando uni-las no cumprimento dos mandamentos do S’nhor (II Crôn. 30:1-27); nos seus dias, muitas nações foram invadidas e completamente devastadas pelos assírios; o reino de Judá, entretanto, teve paz todos os dias de Ezequias (II Crôn. 32:22-23).

Fica evidente então, que o reinado de Ezequias é um bom símbolo do futuro reino messiânico, onde haverá paz abundante e onde finalmente as tribos de Israel estarão unidas para sempre num concerto de paz (Is. 11:1-12/Ez. 37:21-28).




Nenhum comentário:

Postar um comentário