Conceito de Adoração
O conceito de adoração no Islam é mal interpretado por
muita gente, inclusive por alguns muçulmanos. Comumente, considera-se
adoração como tendo o significado do desempenho de atos rituais, tais
como, as orações, o jejum, a caridade.
Essa compreensão limitada da adoração é apenas uma parte do
significado que a adoração tem no Islam. É por isso que a sua definição
tradicional é de grande alcance, pois inclui quase tudo que se
relaciona com as atividades de qualquer individuo. A definição segue
mais ou menos assim: “A adoração é um termo abrangente, que incluí tudo
aquilo que Deus ama relativo às ações e aos dizeres externos e internos
de uma pessoa.” Em outras palavras, adoração é tudo aquilo que um
sujeito diz ou faz para agradar a Deus. É claro que isso inclui tanto os
rituais como as crenças, as atividades sociais e as contribuições
pessoais para o bem-estar de seus semelhantes.
O Islam olha para o indivíduo como um todo. Ele é
solicitado a se submeter completamente a Deus, segundo o al-Qur´an
instruiu o Profeta Mohammad a fazer:
“Dize: Minhas orações, minhas devoções, minha vida e minha
morte pertencem a Deus, Senhor do Universo, Que não possui parceiros.
Tal me tem sido ordenado e eu sou um dos muçulmanos.” (6ª Surata,
versículos 162-163)
O resultado natural dessa submissão é que as atividades do
indivíduo devem estar em conformidade com as instruções d´Aquele a Quem
ele está submetido. Por ser o Islam um modo de vida, exige que os seus
seguidores modelem suas vidas de acordo com os ensinamentos dele em
todos os aspectos, quer sejam religiosos ou quaisquer outros. Isso pode
soar esquisito para algumas pessoas que pensam que religião é uma
relação entre o indivíduo e Deus, que não tenha nenhuma concernência nas
atividades do indivíduo fora dos rituais.
Na realidade, o Islam não leva em conta meros rituais,
quando são executados mecanicamente e não têm influência sobre a vida
interior do sujeito. O al-Qur´an dirige-se aos fiéis e seus vizinhos, o
povo do Livro, uma vez que estes estavam argüindo com eles sobre a
mudança da direção da Quibla(diretriz para a oração) nos seguintes
versículos:
“A virtude não consiste só em que orienteis vossos rostos
até o levante ou o poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus,
no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas; de quem
distribui seus bens em caridade por amor a Deus, entre parentes, órfãos,
necessitados, viajantes mendigos e em resgate de cativos. Aqueles que
observam a oração, pagam o zakat, cumprem os compromissos contraídos,
são pacientes na miséria e na adversidade ou durante o combate, são os
verdadeiros fiéis e são os que temem a Deus.” (2ª Surata, versículo 177)
Os atos nos versículos acima são os da virtude e são apenas
uma parte da adoração. O Profeta nos informou sobre a fé, a base da
adoração, dizendo: Ela é constituída de sessenta e poucas ramificações, o
ápice das quais é a crença na Unicidade de Deus, isto é, que não há
outra divindade além de Deus, e a mais baixa na escola da adoração é a
remoção de obstáculos do caminho das pessoas.”
Um trabalho decente é considerado no Islam um tipo de
adoração. O Profeta disse: “Aquele que, ao anoitecer se encontre cansado
por ter trabalhado, Deus lhe perdoará os pecados.” A busca do saber é
um dos mais elevados tipos de adoração. O Profeta informou os seus
companheiros de que: “Procurar o conhecimento é dever de todo muçulmanos
e muçulmana.” Em outra oportunidade ele disse: “A busca do saber por
uma hora é melhor do que orar setenta anos”. A cortesia e cooperação
sociais fazem parte da adoração quando forem dedicadas a Deus, de acordo
com o que o Profeta disse: “Receber o amigo com um sorriso é um tipo de
caridade; ajudar uma pessoa a colocar a carga num animal é uma caridade
e colocar um pouco de água mo balde do vizinho é uma caridade.”
Vale a pena notar que até mesmo quando uma pessoa cumpre
com suas obrigações, isso é considerado uma forma de adoração. O Profeta
disse que qualquer gasto que a pessoa tem com a família é um tipo de
caridade. Ele será recompensado por isso, se ganhou o dinheiro por meios
legais. A amabilidade com os membros da própria família é um tipo de
adoração. Também colocar um pouco de alimento na boca da esposa, de
acordo com uma tradição do Profeta é um tipo de adoração. Não apenas
esses, mas, até mesmo os atos que nos proporcionam prazer, se forem
executados de acordo com as instruções do Profeta, são considerados atos
de adoração. O Profeta informou seus companheiros que eles serão
recompensados até mesmo por terem mantido relações sexuais com suas
esposas. Os companheiros ficaram abismados e perguntaram: Como poderemos
ser recompensados por fazermos algo que nos proporciona deleite?” O
Profeta lhes perguntou: Suponhamos que satisfizésseis vossos desejos
ilicitamente, vós não sereis punidos por isso?” Responderam: “Sim”.
“Portanto”, ele disse: “Por satisfazê-los, licitamente, com vossas
esposas sereis recompensados”. Isso significa que são atos de adorações.
Dessa maneira, o Islam não considera o sexo uma coisa suja,
que deve ser evitada. Ele é sujo e pecaminoso somente quando é
praticado fora da vida matrimonial.
Ficou claro da exposição precedente que o conceito de
adoração no Islam é amplo e inclui todas as atividades positivas do
indivíduo. Claro que isso está de acordo coma a natureza plenamente
abrangente do Islam como um modo de vida. Ele regula a vida humana em
todos os níveis, individual, social, econômico, político e espiritual. É
por isso que o Islam providencia a orientação para os menores detalhes
da vida do individuo em todos os níveis. Por conseguinte, seguir esses
detalhes é seguir as instruções Islâmicas nessa área específica. É um
elemento muito encorajador quando se fica sabendo que todas essas
atividades são consideradas por Deus atos de adoração. Isso deve motivar
o individuo a procurar agradar a Deus em suas ações e a tentar fazê-las
da melhor maneira possível, quer esteja a sós. Sempre há o Supervisor
Permanente que sabe de todas as coisas que, nomeadamente, é Deus.
Por haver tratado da adoração não ritual no Islam em
primeiro lugar, isto não significa uma subestimação da importância das
adorações rituais. Realmente, as adorações rituais, se forem cumpridas
num espírito verdadeiro, elevam o homem, moral e espiritualmente e lhe
possibilitam levar a cabo suas atividades em todas as jornadas da vida,
de acordo com a orientação de Deus. Entre as adorações rituais, a oração
ocupa a posição chave por duas razões: Em primeiro lugar, ela é a marca
que distingue o fiel. Em segundo lugar, ela impede o individuo de todos
os gêneros de abominação e vícios, providenciando-lhe chances de uma
comunicação direta com o seu Criador, cinco vezes ao dia, quando renova o
seu pacto com Deus e busca a Sua orientação repetidas vezes:
“Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda. Guia-nos à senda reta.” (al-Qur´an Sagrado, 1ª Surata, versículos 4-5)
Na realidade, a oração é a primeira manifestação prática de
fé e, a primeiríssima das condições básicas para o sucesso dos fiéis:
“É certo que prosperarão os fiéis, que são humildes em suas orações.” (23ª Surata, versículos 1-2)
O mesmo fato foi enfatizado pelo Profeta, de uma maneira diferente. Ele disse:
“Aqueles que praticam a oração com grande atenção e
pontualidade, verificarão que ela é uma luz, uma prova de sua fé e a
causa de sua salvação no Dia do Juízo Final”.
Após a oração, o zakat(tributo) é um importante pilar do
Islam. No al-Qur´an, na maioria das vezes, oração e zakat têm sido
mencionados juntos. Como a oração, o zakat é uma manifestação de fé
afirma que Deus é o Único Senhor do Universo, e que aquilo que está nas
mãos do homem foi-lhe confiado por Deus, que o fez depositário dele,
como Ele dispôs no al-Qur´an Sagrado:
“Crede em Deus e em Seu mensageiro e fazei caridade daquilo que Ele vos fez depositários.” (57ª Surata, versículo 7)
A esse respeito, o zakat é um ato de devoção que, como a oração, traz o fiel para mais perto de seu Senhor.
À parte disso, o zakat é um meio de redistribuição da
riqueza, de uma maneira que reduz as diferenças entre as classes e os
grupos. Ele presta uma razoável contribuição para a estabilidade social.
Purgando as almas dos ricos do egoísmo e as almas dos pobres da inveja e
do ressentimento contra a sociedade, ele interrompe os canais que
conduzem ao ódio de classes e faz com que os mananciais de fraternidade e
solidariedade jorrem. Tal estabilidade não se acha meramente baseada
nos sentimentos pessoais dos ricos; apoia-se num direito firmemente
estabelecido que, se os ricos o negarem, será exigido pela força, se
necessário.
O jejum durante o mês de Ramadan é outro pilar do Islam. A
principal função do jejum é fazer o muçulmano puro “por dentro”, assim
como outros aspectos da chari´a (doutrina) o fazem puro “por fora”. Por
causa de tal pureza ele se corresponde com o que é verdadeiro e bom e se
afasta do que é falso e maligno. Isso é o que podemos compreender do
versículo alcorânico:
“Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi
prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus.” (2ª Surata,
versículo 183)
Numa citação autêntica, o Profeta relatou que Deus disse:
“O homem suspende a sua alimentação, bebida e satisfação sexual por Minha causa”.
Portanto, a sua recompensa será de acordo com a grandiosa generosidade de Deus.
Além do mais, o jejum desperta a consciência do indivíduo e
lhe proporciona a oportunidade de se exercitar numa experiência
conjunta com toda a sociedade, ao mesmo tempo, acrescentando assim mais
força a cada indivíduo. Além disso, o jejum oferece descanso compulsório
cuja duração é de um mês inteiro para a sobrecarregada máquina humana.
Semelhantemente, o jejum relembra o indivíduo daqueles que estão
privados das necessidades da vida durante o ano ou por toda a vida. Ele
faz que o indivíduo se conscientize do sofrimento dos outros e dos
irmãos no Islam menos afortunados e, dessa maneira, promove nele um
sentimento de simpatia e generosidade em relação a eles.
Finalmente, chegamos à peregrinação (Hajj) para a Casa de
Deus em Makkah. Esse importantíssimo pilar do Islam é uma manifestação
de união excepcional que dissipa todas as espécies de diferenças.
Muçulmanos de todos os cantos do mundo, vestindo a mesma roupa,
respondem ao chamamento do Hajj, numa só voz e língua: Labbaika
allahumma labaik (Eis-me aqui ó Deus!). Na peregrinação há um ritual de
estrita autodisciplina e controle, onde não somente as coisas sagradas
são reverenciadas, mas até mesmo as vidas das plantas e dos pássaros são
tornadas invioláveis, para que tudo viva em segurança:
“Quanto àquele que enaltecer os ritos sagrados de Deus,
será melhor para ele aos olhos de seu Senhor.” (22ª Surata, versículo
30)
A peregrinação dá a oportunidade a todos os muçulmanos de
todos os grupos, de todas as classes de todas as organizações e aos
governos de todas as partes do mundo muçulmano para se encontrarem
anualmente num grande Congresso. O tempo e o lugar desse Congresso foi
estabelecido por seu Único Deus. O convite para participar dele é
franqueado a todo muçulmano. Ninguém tem poderes para barrar quem quer
que seja. Todo muçulmano que vier participar dele terá a sua segurança e
liberdade garantidos, enquanto ele próprio não violar a segurança do
Congresso.
Dessa forma, a adoração no Islam, quer seja ela ritual ou
não ritual, treina o indivíduo de uma tal maneira, que ele ama mais
ainda o seu Criador e , conseqüentemente, ganha uma vontade e um
espírito indômitos para extirpar toda a malignidade e opressão da
sociedade humana e para fazer que a palavra de Deus seja a dominante no
mundo.
O conceito de adoração no Islam é mal interpretado por
muita gente, inclusive por alguns muçulmanos. Comumente, considera-se
adoração como tendo o significado do desempenho de atos rituais, tais
como, as orações, o jejum, a caridade.
Essa compreensão limitada da adoração é apenas uma parte do
significado que a adoração tem no Islam. É por isso que a sua definição
tradicional é de grande alcance, pois inclui quase tudo que se
relaciona com as atividades de qualquer individuo. A definição segue
mais ou menos assim: “A adoração é um termo abrangente, que incluí tudo
aquilo que Deus ama relativo às ações e aos dizeres externos e internos
de uma pessoa.” Em outras palavras, adoração é tudo aquilo que um
sujeito diz ou faz para agradar a Deus. É claro que isso inclui tanto os
rituais como as crenças, as atividades sociais e as contribuições
pessoais para o bem-estar de seus semelhantes.
O Islam olha para o indivíduo como um todo. Ele é
solicitado a se submeter completamente a Deus, segundo o al-Qur´an
instruiu o Profeta Mohammad a fazer:
“Dize: Minhas orações, minhas devoções, minha vida e minha
morte pertencem a Deus, Senhor do Universo, Que não possui parceiros.
Tal me tem sido ordenado e eu sou um dos muçulmanos.” (6ª Surata,
versículos 162-163)
O resultado natural dessa submissão é que as atividades do
indivíduo devem estar em conformidade com as instruções d´Aquele a Quem
ele está submetido. Por ser o Islam um modo de vida, exige que os seus
seguidores modelem suas vidas de acordo com os ensinamentos dele em
todos os aspectos, quer sejam religiosos ou quaisquer outros. Isso pode
soar esquisito para algumas pessoas que pensam que religião é uma
relação entre o indivíduo e Deus, que não tenha nenhuma concernência nas
atividades do indivíduo fora dos rituais.
Na realidade, o Islam não leva em conta meros rituais,
quando são executados mecanicamente e não têm influência sobre a vida
interior do sujeito. O al-Qur´an dirige-se aos fiéis e seus vizinhos, o
povo do Livro, uma vez que estes estavam argüindo com eles sobre a
mudança da direção da Quibla(diretriz para a oração) nos seguintes
versículos:
“A virtude não consiste só em que orienteis vossos rostos
até o levante ou o poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus,
no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas; de quem
distribui seus bens em caridade por amor a Deus, entre parentes, órfãos,
necessitados, viajantes mendigos e em resgate de cativos. Aqueles que
observam a oração, pagam o zakat, cumprem os compromissos contraídos,
são pacientes na miséria e na adversidade ou durante o combate, são os
verdadeiros fiéis e são os que temem a Deus.” (2ª Surata, versículo 177)
Os atos nos versículos acima são os da virtude e são apenas
uma parte da adoração. O Profeta nos informou sobre a fé, a base da
adoração, dizendo: Ela é constituída de sessenta e poucas ramificações, o
ápice das quais é a crença na Unicidade de Deus, isto é, que não há
outra divindade além de Deus, e a mais baixa na escola da adoração é a
remoção de obstáculos do caminho das pessoas.”
Um trabalho decente é considerado no Islam um tipo de
adoração. O Profeta disse: “Aquele que, ao anoitecer se encontre cansado
por ter trabalhado, Deus lhe perdoará os pecados.” A busca do saber é
um dos mais elevados tipos de adoração. O Profeta informou os seus
companheiros de que: “Procurar o conhecimento é dever de todo muçulmanos
e muçulmana.” Em outra oportunidade ele disse: “A busca do saber por
uma hora é melhor do que orar setenta anos”. A cortesia e cooperação
sociais fazem parte da adoração quando forem dedicadas a Deus, de acordo
com o que o Profeta disse: “Receber o amigo com um sorriso é um tipo de
caridade; ajudar uma pessoa a colocar a carga num animal é uma caridade
e colocar um pouco de água mo balde do vizinho é uma caridade.”
Vale a pena notar que até mesmo quando uma pessoa cumpre
com suas obrigações, isso é considerado uma forma de adoração. O Profeta
disse que qualquer gasto que a pessoa tem com a família é um tipo de
caridade. Ele será recompensado por isso, se ganhou o dinheiro por meios
legais. A amabilidade com os membros da própria família é um tipo de
adoração. Também colocar um pouco de alimento na boca da esposa, de
acordo com uma tradição do Profeta é um tipo de adoração. Não apenas
esses, mas, até mesmo os atos que nos proporcionam prazer, se forem
executados de acordo com as instruções do Profeta, são considerados atos
de adoração. O Profeta informou seus companheiros que eles serão
recompensados até mesmo por terem mantido relações sexuais com suas
esposas. Os companheiros ficaram abismados e perguntaram: Como poderemos
ser recompensados por fazermos algo que nos proporciona deleite?” O
Profeta lhes perguntou: Suponhamos que satisfizésseis vossos desejos
ilicitamente, vós não sereis punidos por isso?” Responderam: “Sim”.
“Portanto”, ele disse: “Por satisfazê-los, licitamente, com vossas
esposas sereis recompensados”. Isso significa que são atos de adorações.
Dessa maneira, o Islam não considera o sexo uma coisa suja,
que deve ser evitada. Ele é sujo e pecaminoso somente quando é
praticado fora da vida matrimonial.
Ficou claro da exposição precedente que o conceito de
adoração no Islam é amplo e inclui todas as atividades positivas do
indivíduo. Claro que isso está de acordo coma a natureza plenamente
abrangente do Islam como um modo de vida. Ele regula a vida humana em
todos os níveis, individual, social, econômico, político e espiritual. É
por isso que o Islam providencia a orientação para os menores detalhes
da vida do individuo em todos os níveis. Por conseguinte, seguir esses
detalhes é seguir as instruções Islâmicas nessa área específica. É um
elemento muito encorajador quando se fica sabendo que todas essas
atividades são consideradas por Deus atos de adoração. Isso deve motivar
o individuo a procurar agradar a Deus em suas ações e a tentar fazê-las
da melhor maneira possível, quer esteja a sós. Sempre há o Supervisor
Permanente que sabe de todas as coisas que, nomeadamente, é Deus.
Por haver tratado da adoração não ritual no Islam em
primeiro lugar, isto não significa uma subestimação da importância das
adorações rituais. Realmente, as adorações rituais, se forem cumpridas
num espírito verdadeiro, elevam o homem, moral e espiritualmente e lhe
possibilitam levar a cabo suas atividades em todas as jornadas da vida,
de acordo com a orientação de Deus. Entre as adorações rituais, a oração
ocupa a posição chave por duas razões: Em primeiro lugar, ela é a marca
que distingue o fiel. Em segundo lugar, ela impede o individuo de todos
os gêneros de abominação e vícios, providenciando-lhe chances de uma
comunicação direta com o seu Criador, cinco vezes ao dia, quando renova o
seu pacto com Deus e busca a Sua orientação repetidas vezes:
“Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda. Guia-nos à senda reta.” (al-Qur´an Sagrado, 1ª Surata, versículos 4-5)
Na realidade, a oração é a primeira manifestação prática de
fé e, a primeiríssima das condições básicas para o sucesso dos fiéis:
“É certo que prosperarão os fiéis, que são humildes em suas orações.” (23ª Surata, versículos 1-2)
O mesmo fato foi enfatizado pelo Profeta, de uma maneira diferente. Ele disse:
“Aqueles que praticam a oração com grande atenção e
pontualidade, verificarão que ela é uma luz, uma prova de sua fé e a
causa de sua salvação no Dia do Juízo Final”.
Após a oração, o zakat(tributo) é um importante pilar do
Islam. No al-Qur´an, na maioria das vezes, oração e zakat têm sido
mencionados juntos. Como a oração, o zakat é uma manifestação de fé
afirma que Deus é o Único Senhor do Universo, e que aquilo que está nas
mãos do homem foi-lhe confiado por Deus, que o fez depositário dele,
como Ele dispôs no al-Qur´an Sagrado:
“Crede em Deus e em Seu mensageiro e fazei caridade daquilo que Ele vos fez depositários.” (57ª Surata, versículo 7)
A esse respeito, o zakat é um ato de devoção que, como a oração, traz o fiel para mais perto de seu Senhor.
À parte disso, o zakat é um meio de redistribuição da
riqueza, de uma maneira que reduz as diferenças entre as classes e os
grupos. Ele presta uma razoável contribuição para a estabilidade social.
Purgando as almas dos ricos do egoísmo e as almas dos pobres da inveja e
do ressentimento contra a sociedade, ele interrompe os canais que
conduzem ao ódio de classes e faz com que os mananciais de fraternidade e
solidariedade jorrem. Tal estabilidade não se acha meramente baseada
nos sentimentos pessoais dos ricos; apoia-se num direito firmemente
estabelecido que, se os ricos o negarem, será exigido pela força, se
necessário.
O jejum durante o mês de Ramadan é outro pilar do Islam. A
principal função do jejum é fazer o muçulmano puro “por dentro”, assim
como outros aspectos da chari´a (doutrina) o fazem puro “por fora”. Por
causa de tal pureza ele se corresponde com o que é verdadeiro e bom e se
afasta do que é falso e maligno. Isso é o que podemos compreender do
versículo alcorânico:
“Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi
prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus.” (2ª Surata,
versículo 183)
Numa citação autêntica, o Profeta relatou que Deus disse:
“O homem suspende a sua alimentação, bebida e satisfação sexual por Minha causa”.
Portanto, a sua recompensa será de acordo com a grandiosa generosidade de Deus.
Além do mais, o jejum desperta a consciência do indivíduo e
lhe proporciona a oportunidade de se exercitar numa experiência
conjunta com toda a sociedade, ao mesmo tempo, acrescentando assim mais
força a cada indivíduo. Além disso, o jejum oferece descanso compulsório
cuja duração é de um mês inteiro para a sobrecarregada máquina humana.
Semelhantemente, o jejum relembra o indivíduo daqueles que estão
privados das necessidades da vida durante o ano ou por toda a vida. Ele
faz que o indivíduo se conscientize do sofrimento dos outros e dos
irmãos no Islam menos afortunados e, dessa maneira, promove nele um
sentimento de simpatia e generosidade em relação a eles.
Finalmente, chegamos à peregrinação (Hajj) para a Casa de
Deus em Makkah. Esse importantíssimo pilar do Islam é uma manifestação
de união excepcional que dissipa todas as espécies de diferenças.
Muçulmanos de todos os cantos do mundo, vestindo a mesma roupa,
respondem ao chamamento do Hajj, numa só voz e língua: Labbaika
allahumma labaik (Eis-me aqui ó Deus!). Na peregrinação há um ritual de
estrita autodisciplina e controle, onde não somente as coisas sagradas
são reverenciadas, mas até mesmo as vidas das plantas e dos pássaros são
tornadas invioláveis, para que tudo viva em segurança:
“Quanto àquele que enaltecer os ritos sagrados de Deus,
será melhor para ele aos olhos de seu Senhor.” (22ª Surata, versículo
30)
A peregrinação dá a oportunidade a todos os muçulmanos de
todos os grupos, de todas as classes de todas as organizações e aos
governos de todas as partes do mundo muçulmano para se encontrarem
anualmente num grande Congresso. O tempo e o lugar desse Congresso foi
estabelecido por seu Único Deus. O convite para participar dele é
franqueado a todo muçulmano. Ninguém tem poderes para barrar quem quer
que seja. Todo muçulmano que vier participar dele terá a sua segurança e
liberdade garantidos, enquanto ele próprio não violar a segurança do
Congresso.
Dessa forma, a adoração no Islam, quer seja ela ritual ou
não ritual, treina o indivíduo de uma tal maneira, que ele ama mais
ainda o seu Criador e , conseqüentemente, ganha uma vontade e um
espírito indômitos para extirpar toda a malignidade e opressão da
sociedade humana e para fazer que a palavra de Deus seja a dominante no
mundo.
https://ummahbrasil.com/wp/artigos/conceito-de-adoracao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário