A Necessidade do Hajj
O Hajj foi tornado obrigatório no ano nove D. H.
(depois da Hégira), o ano das deputações (al-Wufud), em que a Surat
(capitulo) Al ‘Imrán foi revelada, e onde Allah (DEUS) diz: “E o Hajj
(Peregrinação a Meca) a Casa (Ka’bah) é um dever que a humanidade deve a
Allah (DEUS), aqueles que podem suportar as despesas (do seu
transporte, provisão e residência).” (Al ‘Imrán 3:97).
O Hajj é um faridah (dever obrigatório), um dos pilares do
Islam. A prova (dalil) disto é o ayah (Versículo) em cima mencionado,
havendo também provas na Sunnah, que indica a mesma coisa. Ibn ‘Umar
(que Allah esteja satisfeito com ambos) disse: o Mensageiro de Allah
(que a paz e as benções de Allah estejam com ele) disse:
“O Islam assenta em cinco pilares:
testemunhar que não há outra divindade senão Allah e que Muhamamad é o Mensageiro de Allah,
praticar a oração regular,
jejuar no mês do Ramadan,
pagar a Zakat, e
fazer o Hajj”.(Narrado por al-Bukhaari, 8; Muslim, 16).
“O Islam assenta em cinco pilares:
testemunhar que não há outra divindade senão Allah e que Muhamamad é o Mensageiro de Allah,
praticar a oração regular,
jejuar no mês do Ramadan,
pagar a Zakat, e
fazer o Hajj”.(Narrado por al-Bukhaari, 8; Muslim, 16).
Assim que houver possibilidades o Hajj deve ser feito
imediatamente. A prova disto é o ayah em cima mencionado. Isto (fazer
coisas imediatamente) é o princípio orientador respeitante às ordens da
Chari’ah. A prova na Sunnah que isto indica é a que se segue:
Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O
Mensageiro de Allah (que a paz e as benções de Allah estejam com ele)
proferiu um sermão (Khutbah) e disse: “Ó Povo, Allah ordenou-vos o Hajj,
por isso, fazei o Hajj”.(Narrado por Muslim, 1337).
Ibn ‘Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O
Mensageiro de Allah (que a paz e as benções de Allah estejam com ele)
disse: “Quem quer que deseje fazer o Hajj, que se apresse a fazê-lo,
porque pode cair doente ou podem surgir alguns outros
problemas”.(Narrado por Abu Dawood, 1732, sem a frase “porque pode…”
também narrado por Ibn Maajah, 2883 e Ahmad, 1836).
Virtudes
Existem muitos ahadice que se referem às virtudes do Hajj, incluindo o seguinte:
O de Abu Hurayrah, a quem o Mensageiro de Allah (que a paz e
as benções de Allah estejam com ele) perguntou qual é o melhor ato. Ele
disse: “Acreditar em Allah e no Seu Mensageiro”. Ele perguntou-lhe, e
depois? “A Jihad (esforço) por amor a Allah”. Ele perguntou-lhe, e
depois? Ele disse: “Um Hajj aceite” (Narrado por al-Bukhaari, 26;
Muçlim, 83).
Um Hajj aceite significa:
1. Deve ser paga com dinheiro halaal (lícito).
2. A pessoa deve manter-se afastada do mal, do pecado e de disputas injustas durante o Hajj.
3. A pessoa deve observar todos os rituais de acordo com a Sunnah.
4. A pessoa não se deve exibir ao fazer o Hajj; deve fazê-lo puro e sinceramente por amor a Allah.
5. A pessoa não a deve acompanhar com atos de desobediência e pecado.
Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:
Ouvi o Profeta (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) dizer:
“Quem quer que faça o Hajj por amor a Allah e que (nesse período) não
tenha relações sexuais (com a sua esposa), e que não peque ou dispute
injustamente durante o Hajj, regressará como no dia em que a sua mãe o
deu à luz”. (Narrado por al-Bukhari, 1449; Muçlim, 1350).
‘Abd-Allah ibn Mas’ud disse: O Mensageiro de Allah (que a
paz e as benções de Allah estejam com ele) disse: “Continuem a fazer o
Hajj e a ‘Umrah, visto que estas eliminam a pobreza e o pecado,
precisamente como os foles eliminam as impurezas do ferro, do ouro e da
prata”.(Narrado por al-Tirmidhi, 810 e al-Nissa’i, 2631. O hadice foi
classificado como sahih por al-Albani – que Allah seja misericordioso
para com ele – em al-Silsilah al-Sahihah, 1200).
Ibn ‘Umar (r.a.) relata que o Profeta (que a paz e as
benções de Allah estejam com ele) disse: “Aquele que luta por amor a
Allah e o peregrino que vai a Hajj ou ‘Umrah são todos convidados de
Allah. Ele chamou-os e eles responderam; eles pedem-Lhe, e Ele
dar-lhes-á”.(Narrado por Ibn Majah, 2893. O hadice é hassan e foi
classificado como tal por Shaykh al-Albani em al-Silsilat al-Sahihah,
1820).
Regras/Efeitos Espirituais
As regras do Hajj e os seus efeitos espirituais sobre uma pessoa.
Existem muitas virtudes nos rituais do Hajj, e muita
sabedoria por detrás deles. Quem quer que seja abençoado com a sua
adequada compreensão, é abençoado com muita bondade. Por exemplo:
A. Quando uma pessoa viaja para concretizar os rituais do
Hajj, lembra-se da sua viagem para Allah e para o Além. Quando viaja,
deixa para trás os seus amigos queridos, por vezes a sua esposa, filhos e
terra natal, e a sua viagem para o Além é exatamente igual.
B. Aquele que segue nesta viagem equipa-se com provisões
suficientes que o ajudem a alcançar a terra sagrada, então, ele que se
lembre que, na sua viagem para o Além, ele precisa ter provisões
suficientes que o ajudem a aí chegar em segurança. Relativamente a isto,
Allah diz (interpretação do significado): “E leva (contigo) provisões
para a viagem, mas a melhor provisão é At-Taqwaa (piedade, retidão,
etc.)”.[al-Baqrah 2:197]
C. Viajar é uma espécie de tormento, e o mesmo se aplica à
viagem para o Além, só que muito mais ainda. à frente do Homem existe o
estado de moribundo, a morte, a sepultura, a reunião, o prestar contas,
as escalas e al-Sirat, seguida da entrada ou no Paraíso ou no Inferno.
Os abençoados serão aqueles que Allah salvará.
D. Quando o peregrino coloca as duas vestes do seu ihram,
ele não pode evitar lembrar-se da mortalha em que será envolvido (após a
sua morte). Isto o leva a desistir da desobediência e do pecado. Tal
como tinha desistido das suas roupas regulares (para o Hajj), também tem
que desistir do pecado. Tal como tinha colocado duas vestes brancas,
limpas, ele tem que tornar o seu coração limpo e branco (puro), e
conservar as suas faculdades limpas e puras, não contaminadas pela
mácula do pecado e da desobediência.
E. Quando ele diz “Labbayk Allaahumma labbayk” no Miqaat
[local de entrada da ihram], ele quer dizer que respondeu ao seu
Senhor; assim como pode, ainda, insistir em pecar e em não responder à
chamada do seu Senhor para desistir do pecado? Quando ele diz “Labbayk
Allaahumma labbayk”, ele quer dizer: “Estou a responder à Tua proibição
do pecado e este é o momento em que desisto disso”.
F. Quando ele desiste de coisas ilícitas durante a sua
ihram, e se mantém ocupado com a talbiyah e a dhikr, isto lhe mostra
como o Muçulmano deve ser. Ele treina-se para desistir por si de algumas
coisas que, em princípio, são halal (lícitos), mas que Allah lhes
proibiu nesta altura [durante a sua ihram]; assim, como o pode violar a
proibição de Allah fazendo coisas que são ilícitas a todos os momentos e
em todos os lugares?
G. Quando ele entra na Casa Sagrada de Allah, da qual
Allah fez um santuário para a humanidade, ele lembra-se do Santuário do
Dia da Ressurreição, que ninguém pode alcançar sem se esforçar árdua e
interessadamente. A mais elevada coisa que manterá uma pessoa segura no
Dia da Ressurreição é a Tawhid (unicidade de Allah), ou seja, evitar
Chirk (associar outros a Allah). Relativamente a isto, Allah diz
(interpretação do significado): “São aqueles que acreditam (na Unicidade
de Allah e que não adoram outro senão Allah) e não confundem a sua
Crença com Zulm (errado, i.é., adorar outros para além de Allah) para
eles (apenas) existe segurança e eles são os orientados”.[al-An'am,
6:81].
Beijar a Pedra Negra, que é o primeiro ritual para ser
aceite, ensina o visitante a honrar a Sunnah e a não se opor às leis de
Allah com o seu débil raciocínio. Ele reconhece que existe sabedoria e
bondade por detrás das leis e dos rituais que Allah prescreveu à
humanidade, e treina-se se submeter totalmente às leis do seu Senhor,
que Ele seja exaltado. Relativamente a isto, ‘Umar (que Allah esteja
satisfeito com ele) disse, após ter beijado a Pedra Negra: “Eu sei que
és só uma pedra e que não podes nem ajudar nem prejudicar. Se eu não
tivesse visto o Profeta (que a paz e as benções de Allah estejam com
ele) beijar-te, eu não te teria beijado”.(Narrado por al-Bukhari, 1520;
Muslim, 1720).
H. Quando a pessoa faz Tawaf, lembra-se do seu pai Abraão
(ár. Ibrahim) (que a paz esteja com ele), que construiu a Casa para ser
um ponto de reunião para a humanidade e um lugar de segurança, e que
ele os convocou para realizar a peregrinação a esta Casa. E o nosso
Profeta Muhammad (que a paz e as benções de Allah estejam com ele)
também os convocou para realizar a peregrinação a esta Casa.
I. Quando a pessoa bebe a consagrada água do poço de
Zamzam, lembra-se da benção que Allah concedeu à humanidade sob a forma
desta água abençoada, da qual milhões de pessoas beberam em toda à parte
ao longo das épocas, mas que nunca secou.
J. Quando a pessoa faz a al-Saa’i, correndo entre
al-Safa’ e al-Marwah, lembra-se do caminho sofrido por Hagar (Hajrah), a
mãe de Isma’eil e a esposa de al-Khalil [Ibrahim] (que a paz esteja com
ele), e de como ela regressou entre al-Safa’ e al-Marwah, à procura da
água que a salvaria do que estava a sofrer e, especialmente, que poderia
dar de beber ao seu filho Ismael. Uma vez que esta mulher foi paciente
face à sua adversidade e voltou para o seu Senhor, isto ensina o homem
que, assim proceder, é o melhor e o mais apropriado. Quando um homem
recorda a luta e a paciência desta mulher, torna-se-lhe mais fácil
suportar os seus próprios problemas, e uma mulher, que é do mesmo sexo,
considerará os seus problemas mais fáceis de suportar.
K. A espera (wuquf) em ‘Arafat lembra o peregrino dos
aglomerados de pessoas no Dia da Reunião. Se o peregrino se sente
cansado de estar numa multidão de milhares, como se sentirá entre as
multidões de pessoas descalças, nuas, e não circuncidadas, esperando
cinqüenta mil anos? l) – Quando atira os seixos à Jamarat, o Muçulmano
treina-se para obedecer a Allah inquestionavelmente. Mesmo que ele não
compreende a razão e a sabedoria por detrás deste lançamento (ramy), e
não consiga estabelecer a conexão entre a regra e o seu objectivo, esta é
uma manifestação de completa submissão (‘u- budiyyah) a Allah.
L. Quando ele abate o seu sacrifício (hady), lembra-se
do grande acontecimento de quando o nosso pai Ibrahim (Abraão) se se
submeteu à ordem de Allah para sacrificar o seu único filho Isma’il
(Ismael), após este ter crescido e se ter tornado uma ajuda para ele.
Ele lembra-se também de que não há lugar para emoções que vão contra as
ordens e as proibições de Allah. Isto o ensina a responder ao que Allah
ordena, como Isma’il disse (interpretação do significado): “Ó meu pai!
Faz o que te é ordenado. Inch’Allaah (se Allah o desejar),
encontrar-me-ás entre al-sabirin (os pacientes)”.[al-Safat 37:102].
M. Quando a pessoa regressa da sua ihram, e as coisas que
lhe estavam proibidas, de novo se tornam permitidas, isto o ensina
acerca das consequências da paciência e que após o trabalho duro vem o
fácil. Aquele que responde ao chamamento de Allah terá alegria e
felicidade, e esta alegria não pode ser conhecida por ninguém, senão por
aqueles que tenham saboreado a doçura da obediência, tal como a alegria
sentida por aquele que jejua quando quebra o seu jejum, ou por aquele
que reza a Qiyam durante a última parte da noite, após ter acabado de
orar.
N. Quando a pessoa tiver acabado de realizar todos os
rituais do Hajj como foram prescritos por Allah e da forma como Allah
gosta, ela tem a esperança de que o seu Senhor lhe perdoe todos os seus
pecados, como o Profeta (que a paz e as benções de Allah estejam com
ele) prometeu no hadice: “Quem quer que faça a Hajj por amor a Allah e
que não tenha relações sexuais (com a sua esposa), que não peque ou
dispute injustamente durante o Hajj, regressará como no dia em que a sua
mãe o deu à luz”.(Narrado por al-Bukhari, 1449; Muslim, 1350). Isto
convida essa pessoa a começar uma nova página da sua vida, livre de
pecado.
O. Quando essa pessoa volta para os seus familiares, e
sente a alegria de os reencontrar, isto lhe lembra a grande alegria de
os encontrar no Paraíso. Isto também lhe ensina que a maior perda é
perder-se a si mesmo e à sua família no Dia da Ressurreição, como Allah
diz (interpretação do significado): “Os perdedores são aqueles que se
perdem a si mesmos e às suas famílias no Dia da Ressurreição. Na
verdade, isso será uma perda manifesta!” [al-Zumar, 39:15].
Pedimos a Allah que nos ajude a obedecer-Lhe e a alcançar a
Sua Casa e a fazer tudo o que Ele nos tenha ordenado. Que Allah abençoe
o nosso Profeta Muhammad (s.a.w.).
Benefícios
Allah diz: “Que eles possam testemunhar coisas que lhes são benéficas” (al-Hajj 22:28).
Os benefícios tanto são materiais como religiosos (espirituais).
Com respeito aos benefícios religiosos, aquele que vai ao
Hajj ganha o prazer do seu Senhor, e regressa com todos os seus pecados
perdoados. Ganha também a imensa recompensa que não pode ganhar em
nenhum outro lugar senão nesses locais. Uma oração em al-Maçjid
al-Haram, por exemplo, é igual a cem mil orações em qualquer outro
local, e a Tawaf e a Saa’i não podem ser feitas em nenhum outro local,
senão nestes locais.
Outros benefícios incluem encontrar outros Muçulmanos e
discutirem as suas circunstâncias, e encontrarem eruditos e
interrogarem-nos acerca dos seus problemas. Os benefícios materiais
incluem o comércio e os negócios, e outros tipos de ganhos que advêm do
Hajj.
https://ummahbrasil.com/wp/artigos/a-necessidade-do-hajj/
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