O BEM ESTAR INTEGRAL
Precisamos de bem-estar integral. Todos nós sofremos, temos amarguras na vida e queremos mudar.
Em todo caso, penso que o bem-estar integral é o resultado do auto respeito. Isto deve parecer bastante estranho a um economista, a um teósofo, etc.
Que teria a ver o auto respeito com a questão econômica? Com os problemas relacionados com o trabalho ou com a força do trabalho, com o capital, etc.?
Quero comentar o seguinte: O nível de Ser atrai a nossa própria vida... Vivíamos numa casa muito bonita na cidade do México. Atrás dessa casa havia um terreno amplo que estava vazio. Um dia qualquer, um grupo de paraquedistas, como os chamamos, invadiu o terreno. Logo edificaram suas choças de papelão e se estabeleceram por ali. Inquestionavelmente, converteram-se em algo sujo dentro daquele bairro.
Não quero subestimá-los, mas se realmente suas choças de papelão estivessem asseadas, nada objetaria, Infelizmente, havia entre aquelas pessoas um desleixo espantoso.
Observei cuidadosamente do terraço da casa a vida daquelas pessoas. Insultavam-se, feriam a si mesmas, não respeitavam seus semelhantes, etc. Sua vida, em síntese, era horripilante com misérias e abominações.
Se antes não se via por ali as patrulhas policiais, agora elas andavam sempre visitando o bairro. Se antes o bairro era pacífico, agora convertera-se num inferno. Assim, pude evidenciar que o nível de Ser atrai nossa própria vida. Isso é óbvio.
Suponhamos que um desses moradores resolvesse da noite para o dia respeitar os demais e a si próprio.
Obviamente, mudaria.
Que se entende por respeitar a si mesmo? Deixar a delinquência, não roubar, não fornicar, não adulterar, não invejar o bem-estar do próximo, ser humilde e simples, abandonar a preguiça e converter-se numa pessoa ativa, asseada, decente, etc.
Um cidadão ao respeitar a si mesmo muda de nível de Ser e, ao mudar de nível de Ser, inquestionavelmente atrai novas circunstâncias, pois se relaciona com gente mais decente, com pessoas distintas e possivelmente, esse novo relacionamento provocará uma mudança econômica e social em sua existência.
Assim, se cumpriria o que estou dizendo, de que o auto respeito integral vem a provocar o bem-estar social e econômico. Porém, se alguém não sabe respeitar a si mesmo, tampouco respeitará os seus semelhantes e condenará a si próprio a uma vida infeliz e desventurada.
O princípio do bem-estar integral está no auto respeito.
Fonte: Fragmentos Gnósticos
Nenhum comentário:
Postar um comentário